Linha 1: Teoria e Prática das Artes Cênicas
Essa linha de pesquisa entende prática e teoria como formas complementares de produção de conhecimento. Nesta área surge a figura do artista-pesquisador cujo trabalho transcende as dualidades entre arte e ciência, academia e artistas da cena. Dessa forma, essa linha de pesquisa engloba investigações teórico-práticas das artes cênicas pensadas em campo expandido, abarcando instaurações de teatralidades e performatividades nas artes e na cultura amazônica.
Docentes: Humberto Issao Sueyoshi, Igor de Almeida Silva, José Luiz Ligiéro Coelho, Leonel Martins Carneiro, Marcelo Alves Brum, Valeska Ribeiro Alvim, Thales Branche Paes de Mendonca, Adelice dos Santos Souza.
Linha 2: Artes Cênicas e Educação
Essa linha tem como foco os estudos teórico-práticos no que se referem aos processos formativos e a problematização do “ensino e aprendizado” nas artes cênicas. Investigam questões relacionadas aos processos históricos nesse campo bem como as trajetórias de formação artístico-pedagógica e as práticas educativas, especialmente na Amazônia Legal. A linha também investiga a formação do artista cênico, a partir das concepções, técnicas, procedimentos metodológicos, treinamentos e exercícios que constituem os processos criativos.
Docentes: Flavio Santos da Conceição, Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo, Micael Carmo Côrtes Gomes, Carlos Alberto Ferreira da Silva.