Prof. Dr. Igor de Almeida Silva

Sou natural de Recife, Brasil, onde trabalho como professor na Universidade Federal de Pernambuco, lecionando no Curso de Teatro (Licenciatura) desde 2014. Também sou professor no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre. 

Doutor em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (2014), com período sanduíche na Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2013). Possuo ainda Mestrado em Letras (2007) e Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas (2003), ambos na Universidade Federal de Pernambuco.

Autor do livro Réquiem à Infância: um estudo sobre Um Sábado em 30 e Viva o Cordão Encarnardo, de Luiz Marinho (Recife: UFPE/Bagaço, 2009); organizador do livro Ingrid Dormien Koudela: o teatro como alegoria (Recife: SESC Pernambuco, 2018); e co-organizador dos livros Ação cultural: arte, educação e política. (Recife: SESC Pernambuco, 2014), e A língua dos três pppês: poesia, política e pedagogia (Recife: SESC Pernambuco, 2012). Fui pesquisador e redator para a Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro, de 2008 a 2009, escrevendo verbetes sobre o teatro moderno e contemporâneo no estado de Pernambuco, Brasil.

Os meus principais interesses de investigação são encenação e dramaturgia; história teatro brasileiro; teatros em língua francesa e alemã; processos criativos; teatro e globalização. Em 2019, fui contemplado pelo Programa de Bolsas para Pesquisa CAPES/HUMBOLDT, na modalidade pós-doutorado, para realizar investigação sobre os teatros de Thomas Ostermeier e Milo Rau na Universität Hildesheim, Alemanha.