Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa.

O PPGAC-UFAC tem como princípio a criação de experiências de inovação, pensando a Amazônia Legal como campo privilegiado de investigação que considera as demandas e especificidades do local.

Por ser o primeiro Mestrado em Artes Cênicas da Região Norte, o curso tem atraído pesquisadores de cidades do interior do Acre e de outros estados amazônicos. Por si só, este fator já impõe a necessidade de se pensar um projeto que possa garantir a superação das dificuldades de deslocamento e mesmo de utilização das tecnologias, especialmente a internet, uma vez que muitas localidades não possuem conexão de boa qualidade.

Uma das principais estratégias para contornar esses desafios tem sido a aproximação de docentes do PPGAC dos seus orientandos de maneira a subsidiar a pesquisa com materiais buscados a partir do acervo dos próprios professores e da Universidade.  Os docentes também têm se demonstrado flexíveis no sentido de utilizar os mais diversos meios de comunicação para manter a proximidade necessária a um bom resultado. Os recursos utilizados vão do contato através de aplicativos de vídeo-chamada até a ligação a telefones públicos instalados em comunidades de áreas mais remotas. Isso tem se mostrado eficiente no sentido de o professor orientador assumir a postura de um tutor do estudante, oferecendo um acompanhamento próximo e personalizado para cada discente do PPGAC.

Outro desafio que tem impulsionado o desenvolvimento de experiências      inovadoras de formação é o fato do Programa atender a discentes indígenas. A partir disso temos desenvolvido novas estratégias para as aulas e, também, para o desenvolvimento das dissertações, buscando valorizar o conhecimento e a identidade de cada etnia, bem como os meios de transmissão de conhecimento, que são em sua maioria, estão ligados à oralidade.

Impacto econômico, social e cultural do programa.

 O PPGAC iniciou o seu funcionamento em 2019, dessa maneira ainda não há tempo suficiente para afirmar categoricamente sobre os impactos do curso na região. Certamente, após a formatura dos atuais discentes, vislumbramos a possibilidade de aumento de salário, considerando que em sua maioria eles atuam como professores do Ensino Básico e Técnico. Percebemos também que já há um movimento de dinamização da cultura promovida pelo programa, uma vez que os discentes do PPGAC buscam em arquivos institucionais e pessoais os materiais para seus trabalhos. As entrevistas, por exemplo, fazem ressurgir histórias e movimentos que antes pareciam      estar esquecidos.     

A julgar pela primeira turma do PPGAC-UFAC, o programa terá um grande impacto na educação acreana, tendo em vista que 100% dos discentes dessa turma atuam junto às rede pública de ensino do Estado do Acre. Uma vez que este é o primeiro mestrado na área do estado, espera-se contribuir para a formação de um quadro altamente qualificado de professores e profissionais do campo cultural (artistas, produtores, críticos, técnicos)  que seja capaz de modificar o ensino das artes na Educação Básica, uma área que historicamente foi negligenciada ao longo dos anos pelo poder público e na produção artística do estado. Cabe ressaltar que muitos dos discentes atuam também como artistas, sendo duas delas atrizes da cena acreana ao longo de muitos anos. Temos um alcance diversificado, com a participação de estudantes de várias regiões da Amazônia Legal, além do nordeste. Um dos mestrandos é professor indígena da etnia Huni Kuin, podendo incrementar a educação escolar indígena nas escolas e ao mesmo tempo construir uma dissertação com temática inédita no Brasil, ampliando o escopo epistemológico do teatro e da educação.     

A inserção Social do PPGAC tem se demonstrado diretamente ligada à sua contribuição para a sociedade através da disponibilização dos resultados das pesquisas a partir de livros e artigos, bem como de experimentos artísticos que se desdobram em projetos de extensão. Deve-se dar destaque ao fato de que as pesquisas empreendidas pelos estudantes (recém selecionados) e pelos professores têm relações diretas com a compreensão e distribuição da diversidade cultural da Região Norte e contribuem de maneira definitiva para a inovação social e para a qualificação da experiência cultural e construção da cidadania.

 

Educação  Básica

A relação do PPGAC com a Educação Básica se dá em diversos níveis, com destaque para o fato de que grande parte dos estudantes do Programa são professores atuantes da Educação Básica na Rede Pública de Ensino.

Por um lado, esse fato traz para o centro das discussões a busca por processos que visam à inovação e aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem, com pesquisas que têm as práticas pedagógicas como foco da investigação, sendo uma das linhas do PPPGAC “Artes Cênicas e Educação”. Por outro lado, os discentes do PPGAC levam imediatamente para a realidade da sala de aula os processos, metodologias e conhecimentos apreendidos durante sua formação, num profícuo processo de retroalimentação.

Há diversas iniciativas como o Programa Educar para transformar, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologias Educacionais Inovadoras para a Amazônia, que visa trabalhar com práticas transformadoras a partir da arte em escolas públicas de Rio Branco. Há também projetos de extensão diversos, como o Grupo de Teatro da Ufac, que leva peças de teatro e oferece cursos livres de teatro para estudantes da Educação Básica.